das pessoas . Tenha uma ótima leitura!
A música tem papel fundamental no desenvolvimento e formação do ser
humano. Estudiosos como Piaget (1983) e Jean Jacques Rousseau (1995),
ressaltam a importância da música na construção do conhecimento.
O pedagogo e educador Snyders (1992, p. 128) vê a música na sala de aula
como uma atividade criativa e integradora do currículo escolar, ou seja, a música ou
o texto musical podem revelar muitas perspectivas sob as quais um tema pode ser
trabalhado na escola, e o ideal é que o professor desenvolva uma ação
interdisciplinar.
Cada vez mais, as escolas utilizam a música como um recurso pedagógico
para alfabetizar seus alunos. A música atrai e envolve os alunos, serve de
motivação, eleva a auto-estima, estimula áreas do cérebro, desenvolve a
sensibilidade, a criatividade, a capacidade de concentração, o raciocínio lógico, a
socialização e a expressão corporal. Snyders (1992, p. 128) ressalta que, para
qualquer faixa etária, as atividades musicais devem ser de caráter lúdico envolvendo
as vivências dos alunos.
Considerando a importância da música no desenvolvimento da criança, este
trabalho se propôs a implementação da música no contexto de escola especial, no
município de Londrina – Paraná, com alunos deficientes intelectuais e altas
especificidades, tendo como objetivo fazer uma abordagem sobre a influência da
Música no processo educativo, mostrando a integração entre os aspectos sensíveis,
afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação
social que conferem caráter significativo à linguagem musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário